top of page

Cores na biografia: coloração pessoal e autoconhecimento

Atualizado: 15 de nov. de 2024



A primeira pessoa que me falou sobre coloração pessoal/colorimetria foi minha irmã Martha. Quando ela fez sua coloração em 2021, eu super me interessei, mas não era uma prioridade pra mim, então fiz um teste on-line rápido e gratuito, em um site americano. Nesse teste online, o resultado mostrou que minha paleta era Inverno.

Na época, eu estava mais curiosa do que em busca de autoconhecimento, fiquei com essa informação guardada e de tempos em tempos usava uma roupa nas cores indicadas nessa paleta, uma maquiagem, enfim, usava a informação "sou da paleta Inverno".


Atualmente, por conta de minha transição de carreira, quis vivenciar a paleta Inverno de cores e comecei a realmente usar aquelas cores. Mas muitas vezes fiquei na dúvida, pois nem sempre me senti bem com as mesmas. Ao invés de iluminar meu rosto e dar aquele aspecto de saúde, muitas vezes me enxergava apagada e, por conta disso, estava querendo fazer o teste presencial, com uma colorista profissional. Então, tive a oportunidade de realizar o teste de coloração com a maravilhosa Sissa Germann. Fui aluna e cliente ao mesmo tempo. E o resultado do meu teste? Já conto!


O que posso afirmar, por vivência, é que a coloração pessoal revela nossa beleza natural, ilumina a pele e harmoniza com olhos e cabelo. Quando utilizamos as cores presentes no nosso mapa de coloração pessoal, seja em roupas, acessórios, cabelos ou maquiagens, conseguimos evidenciar nossa beleza natural. A coloração pessoal não é modismo nem tendência: é autoconsciência, em um nível estético, mas não somente, pois gera bem estar, autoconfiança, segurança e autoestima.


Mas afinal como esta formação em coloração pessoal entrou em minha vida?


Há 2 anos comecei um movimento calmo, porém firme, de transição de carreira. Estou buscando formação e experiência na área da terapia biográfica.

O aconselhamento biográfico ou terapia biográfica visa ajudar as pessoas a olharem pra sua história de vida em busca de respostas pra questões que geram conflito e dificuldade no presente. A partir deste olhar pra história de vida podemos entender o que está acontecendo no presente e ajustar as rotas pro futuro. É um caminho de autoconhecimento e autoconsciência muito sério e profundo.


Na formação em Aconselhamento Biográfico, revelei um talento escondido em mim, debaixo de muitos véus: através do biográfico também posso ajudar mulheres com o seu vestir. Partindo do princípio que o nosso vestir carrega a nossa biografia - nossa história de vida, comecei um projeto piloto chamado "Biografando o Guarda-Roupa" (clica aqui pra saber mais), e atendi mulheres que desejavam descobrir mais sobre o seu jeito de vestir, mudar o seu vestir ou sentir-se melhor em sua pele e em suas roupas, a partir de sua biografia. Bem, a associação com a colorimetria foi imediata!


Nossa vida é feita de cores, de escolher cores e até mesmo sua ausência transmite algum significado. Daí quis estudar sobre cores e me capacitar para poder fazer a coloração pessoal com minhas clientes. Então, como aconselhadora biográfica, posso conduzir processos amplos e diversificados e também posso focar na questão do vestir/colorimetria se isso fizer sentido para o cliente. E um atendimento não exclui o outro.


Acabei de fazer a formação na Drops de Cor, em Porto Alegre, para atuar como colorista pessoal e também adquiri o material completo para atendimento de clientes.


Nesse curso, além de me capacitar como colorista, conheci minha verdadeira paleta: Outono Quente. Foi uma surpresa maravilhosa, pois gosto muito das cores dessa paleta - apesar de não ter preto - gosto da estação outono, do quente/queimado sempre presente, gosto da estética do outono em si, enfim, me senti muito plena nessa paleta! Obrigada pai e mãe pela genética rsrsrsrsrs. Saí do curso com o pensamento a mil, fazendo combinações com as roupas no meu guarda-roupa e descobri que tenho várias peças lindas "na paleta", das quais nem havia me dado conta! Que sensação tão gostosa de guarda-roupa novo!


A coloração pessoal faz a nossa beleza natural aparecer e brilhar


A coloração pessoal tem uma forte conexão com a beleza natural e com a natureza. É incrível, pois nós somos seres da natureza e refletimos, concretamente, todas as cores da natureza ao nosso redor. Conhecendo a nossa coloração pessoal, podemos nos apoiar em cores de tecido, acessórios e jóias, maquiagem e até tintura de cabelo, mechas, luzes… Acreditem, o blush e o batom na cor certa mudam o semblante!


Alguém comentou comigo, "mas a melhor cor não é a que a gente gosta?", "por que eu pagaria pra conhecer uma paleta de cores? e se eu não gostar das cores?"

Bom, nem sempre aquilo que a gente gosta é o melhor pra nós, né?! Somos livres para escolher com que cores queremos estar de acordo com nosso gosto, mas é muito melhor saber se tais cores nos valorizam ou não.


E no meu teste de coloração eu pude comparar o efeito ruim do preto na minha aparência - cor que adoro - com o efeito maravilhoso do marrom - cor da qual nunca gostei. É como São Tomé: tem que ver pra crer! E quando a gente vê… Eu tô com 45 anos de idade e nunca havia entrado em uma loja e escolhido uma blusa básica com tanta confiança como agora!


Enfim, agora, os meus atendimentos do Biografando o Guarda-Roupa também vão incluir a coloração pessoal


Esse atendimento será muito mais completo, no qual minhas clientes terão todos os benefícios de conhecer mais sobre o seu vestir, além de conhecer quais são as cores que revelam e iluminam sua beleza natural.


Considero que a palavra plenitude representa esse momento de autoconhecimento no vestir e na coloração pessoal: a gente consegue alinhar o nosso interno com o nosso externo. Quem sou eu por dentro e como eu mostro isso pro mundo. Isso é muito poderoso! "Estou plena" resume. Frase que nós mulheres usamos em muitos momentos, vem falar desse alinhamento interno e externo.


Fica meu convite pra uma sessão de biografia, amor próprio, autoconhecimento e coloração pessoal.


Obrigada por ler meu relato!


Lorena

Comentários


bottom of page