Terapia Biográfica (aconselhamento biográfico)
O que é terapia biográfica?
​
A terapia biográfica é um processo terapêutico desenvolvido a partir de reflexões sobre a história de vida.
O cliente (re)constrói sua biografia a partir de perguntas que o terapeuta faz. A metodologia é de base antroposófica e consiste, principalmente, em objetivar o máximo possível os fatos que ocorreram na vida do cliente bem como identificar os sentimentos que estão vivos relacionados a cada fato. A partir desse momento, da coleta de fatos e sentimentos e da partilha com o terapeuta, ocorre a ressignificação de questões emocionais, o que promove o auto desenvolvimento e amadurecimento do cliente, bem como um ganho de consciência e a possibilidade de transformação.
A terapia biográfica é um processo de tempo definido, com início, meio e fim, geralmente desenvolvido em algumas semanas, a depender da idade do cliente.
​
O processo mais comum é o panorama biográfico individual. Também é possível trabalhar o panorama biográfico em grupo e as conversas de ajuda.
​
Onde e como surgiu?
A Terapia Biográfica ou Aconselhamento Biográfico surgiu na década de 70, no Brasil.
Foi sistematizada pela Dra. Gudrun Burkhard (1929-2022), médica antroposófica brasileira, que desde a década de 70 ministrou cursos sobre a biografia humana, além de incluir a investigação biográfica na cura de seus pacientes.
A Dra. Gudrun, que entre grandes feitos, difundiu a medicina antroposófica no Brasil, além de ter organizado e sistematizado todo o processo da metodologia biográfica como processo terapêutico, também inaugurou no Brasil, a patir de 1993, a Formação de novos teraupeutas Aconselhadores Biográficos. Hoje em dia a profissão existe no mundo inteiro e cresce a cada ano com a crescente difusão da Antroposofia.
Bernard Livegoed e Rudolf Steiner são os principais pensadores que embasaram o estudo da biografia humana como forma de autoconhecimento e autodesenvolvimento. Foi nesses autores que Gudrun Burkhard apoiou a metodologia que criou.
Bernard Lievegoed (1905 - 1992): médico psiquiatra, estudioso da antroposofia. Escreveu alguns excelentes livros sobre desenvolvimento humano, entre eles Fases da Vida e também O Homem no Limiar.
Rudolf Steiner (1861 - 1925): filósofo, educador e reformista social, criador da Antroposofia. A antroposofia é uma ciência espiritual que leva ao ser humano a consciência de sua humanidade. Dentro da antroposofia existem diversas áreas, dentre as principais: medicina, agricultura, pedagogia e arte.
Qual o papel do terapeuta biográfico e qual o objetivo da terapia biográfica?
O terapeuta biográfico tem o papel de fazer perguntas que levem o cliente a reflexões profundas e existenciais. As perguntas não tem interesse imediato nas respostas, mas sim, no processo de reflexão e toda a gama de sentimentos e insighs que são produzidos durante o caminho para as possíveis respostas.
O objetivo da terapia biográfica é auxiliar o autoconhecimento, o autodesenvolvimento e autoconsciência do ser humano. Desta forma possibilitando transformações.
Uma imagem que traduz isso vem com a expressão cunhada pela Dra. Gudrun, e título de um de seus livros: “tomar a vida nas próprias mãos".
Apesar da nomenclatura "aconselhamento", a prática do aconselhamento biográfico nada tem a ver com aconselhar. Esta nomenclatura foi traduzida do inglês "counseling", porém, em nosso idioma e cultura a palavra "aconselhar” tem um significado que pode distorcer do que se trata a terapia biográfica.O aconselhador biográfico (terapeuta biográfico) não dá conselhos ou interfere em decisões sobre a vida do cliente. Aconselhador biográfico é sinônimo de terapeuta biográfico.
Quem pode fazer a terapia biográfica?
Qualquer pessoa acima de 28 anos. Extremamente recomendado para quem está entrando nos 40+.
​